segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

"Por que uma arte na capa de uma revista médica. Que tem a medicina a ver com arte?"

A pergunta que eu tenho feito mais frequentemente durante os meus anos com o JAMA é: "Por que uma arte na capa de uma revista médica. Que tem a medicina a ver com arte?"
Vejamos o que a medicina e a arte têm em comum:
Primeiro, eles compartilham um objetivo comum: para completar o que a natureza não tem.
Segundo, eles têm um substrato comum, o mundo físico, visível da matéria.
Mais significativo, porém, são as qualidades semelhantes de mente, corpo, espírito exigidas de cada profissional, pintor e médico.
O principal deles é o olhar: a capacidade de não apenas observar, mas observar atentamente - trazer à tona o pequeno detalhe do emaranhado de fatos, linhas, cores - o pequeno detalhe que abre uma pintura ou situação de um paciente.
Observação exige atenção, e esta é a chave para a arte e medicina. Atenção é nada mais do que um estado de receptividade para com seu objeto, o artista com a natureza, o espectador da obra de arte, o médico ao paciente. Não é por acaso, eu acredito, que os médicos - ou médicos que tratam, como são chamados frequentemente - são referidos como "médicos assistentes". "Atenção" e "assistir" são ambos derivados da mesma raiz latina que significa "para esticar na direção."
Existem muitas mais "afinidades"  entre a medicina e as artes visuais, mas vou fechar com apenas um: A medicina é uma arte em si. É uma arte de fazer, e se é assim, deve empregar as melhores ferramentas disponíveis - e não apenas o melhor da ciência e da tecnologia, mas melhores do conhecimento, habilidades e caráter do médico. Realmente, a medicina, como arte, é um chamado.
E assim que eu retornar para a pergunta que fiz no início. O que a medicina tem a ver com arte? Eu respondo: tudo.
Essa é minha opinião. Eu sou o Dr. Therese Southgate, editor colaborador sênior do JAMA.
 
M. Therese Southgate, MD
Posted: 08/24/2007

http://www.medscape.com/viewarticle/561511
http://dartmed.dartmouth.edu/winter05/html/art_of_medicine.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário