sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A arte de David Teplica





Dr. David Teplica é um cirurgião plástico de Chicago e um artista fotográfico cujo trabalho tem sido mostrado em todo o mundo, incluindo uma exposição individual de 1999 no Wellcome Trust, em Londres. Muitas vezes ele treina suas lentes sobre os gêmeos.  Ele descreve um conjunto de gêmeos que o pediu para fotografá-los entrelaçados como eles teriam sido quando estavam no útero, uma posição que nunca tinha motivos para recriar. De acordo com Teplica, eles davam modelos ótimos pois se sentiam muito a vontade um com o outro. Mas o Dr. Teplica tem outros trabalhos.
Veja mais:
http://www.davidteplica.com/photography.html
http://www.wix.com/hannahfiasco13/genetics-and-photography
http://tinneycontemporary.com/exhibitions/details/intimate_decade_-_a_diverse_exploration_of_human_contact_from_birth_to_deat/
http://newsinfo.iu.edu/web/page/normal/15985.html

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

"Por que uma arte na capa de uma revista médica. Que tem a medicina a ver com arte?"

A pergunta que eu tenho feito mais frequentemente durante os meus anos com o JAMA é: "Por que uma arte na capa de uma revista médica. Que tem a medicina a ver com arte?"
Vejamos o que a medicina e a arte têm em comum:
Primeiro, eles compartilham um objetivo comum: para completar o que a natureza não tem.
Segundo, eles têm um substrato comum, o mundo físico, visível da matéria.
Mais significativo, porém, são as qualidades semelhantes de mente, corpo, espírito exigidas de cada profissional, pintor e médico.
O principal deles é o olhar: a capacidade de não apenas observar, mas observar atentamente - trazer à tona o pequeno detalhe do emaranhado de fatos, linhas, cores - o pequeno detalhe que abre uma pintura ou situação de um paciente.
Observação exige atenção, e esta é a chave para a arte e medicina. Atenção é nada mais do que um estado de receptividade para com seu objeto, o artista com a natureza, o espectador da obra de arte, o médico ao paciente. Não é por acaso, eu acredito, que os médicos - ou médicos que tratam, como são chamados frequentemente - são referidos como "médicos assistentes". "Atenção" e "assistir" são ambos derivados da mesma raiz latina que significa "para esticar na direção."
Existem muitas mais "afinidades"  entre a medicina e as artes visuais, mas vou fechar com apenas um: A medicina é uma arte em si. É uma arte de fazer, e se é assim, deve empregar as melhores ferramentas disponíveis - e não apenas o melhor da ciência e da tecnologia, mas melhores do conhecimento, habilidades e caráter do médico. Realmente, a medicina, como arte, é um chamado.
E assim que eu retornar para a pergunta que fiz no início. O que a medicina tem a ver com arte? Eu respondo: tudo.
Essa é minha opinião. Eu sou o Dr. Therese Southgate, editor colaborador sênior do JAMA.
 
M. Therese Southgate, MD
Posted: 08/24/2007

http://www.medscape.com/viewarticle/561511
http://dartmed.dartmouth.edu/winter05/html/art_of_medicine.php

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Pintores talentosos


Existem muitas formas da Medicina interagir com a arte. Dentre elas, acho que não existe uma forma mais transparente e verdadeira que esta.
Há muito estou pensando em criar uma oficina que faça o aluno se identificar com as necessidades especiais, medicina e arte.  Eu não teria coragem de dizer que este é um exemplo de superação, pois é um talento que poucos conseguem alcançar. 



A "Associação dos Pintores com a Boca e os Pés", fundada em 1956, por Erich Stegmann, tem garantido, por mais de 45 anos, uma vida independente para artistas que não têm o uso de suas mãos.
Todos os membros dessa sociedade internacional são incapacitados de pintar usando suas mãos, e todos são beneficiados com a satisfação em poder ganhar seu próprio sustento, independente de caridade.
Uma vez que se tornam "membros" (sócios), seu trabalho deve ser de um padrão que possa competir em estética e base comercial com os trabalhos de artistas convencionais. Uma vez aceitos como membros, é garantida a eles uma renda substancial por toda a vida, mesmo se forem incapacitados de continuar a pintar. Isso é conseguido através da renda derivada da venda de seus trabalhos como: cartões, calendários e outros.

http://www.velhosamigos.com.br/Colaboradores/Diversos/pintoresboca.html

 Vejam outras experiências de vida
 http://www.sjtresidencia.com.br/invivo/?p=38129
http://profsergiohenrique.blogspot.com/2010/10/campanha-de-natal-da-apbp.html

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Prêmio de fotografia UNICRED 2011

Premiação do concurso nacional de fotografias UNICRED 2011
Foto que ganhou o segundo lugar 

Horácio recebendo o prêmio dos diretores da UNICRED Mossoró
O prêmio: uma máquina fotográfica profissional Sony
Meus agradecimentos a todos que fazem a UNICRED
São ações como esta que agregam valores à instituição
Aos que se interessam por fotografias, existem muitos concursos de fotografia acontecendo por todo o Brasil.  Nunca é cedo para se começar e a máquina não é o mais importante.  Esta é minha primeira máquina profissional. O importante é como se vê o que está ao seu redor.
Demais imagens premiadas em: http://www.unicredmossoro.com.br/site/

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Desenho e vida acadêmica - Drawing and academic life

 Finalizando a sequência de publicações sobre desenho e vida acadêmica. Estes são os últimos desenhos de uma fase muito boa dentro e fora da universidade.

Achei legal publicar esses desenhos para estimular aqueles que gostam de desenhar e mostrar-lhes que sempre há tempo para exercitar, mesmo que a vida acadêmica pareça tomar conta de toda sua existência. Sempre haverá um modo de juntar Medicina e Arte.